Etiqueta nas Comunicações:
     


    • Desde já agradeço

    • Você acha impositivo finalizar uma carta ou e-mail com a expressão Desde já agradeço . tendo em vista que está pedindo um favor a seu interlocutor e ao mesmo tempo já está agradecendo sem ao menos saber se ele estará em condições de lhe atender?
      Na opinião da maioria não, pois você pode estar agradecendo por ter recebido e lido sua solicitação.
      Contudo há controvércias e nesse caso poderão ser usadas frases como as que seguem abaixo:
      • Esperando ser atendido, agradeço antecipadamente.
      • Desde já, agradeço a atenção.
      • Desde já, agradeço a atenção dispensada.
      • Desde já, agradeço pela atenção.
      • Desde já, agradeço pela atenção dispensada
      • No aguardo de seus préstimos, desde já agradeço.
      • No aguarde de uma resposta, desde já agradeço.
      • Muito grato, se puder ser atendido.
      • No agrardo de uma resposta, desde já agradeço.

      Fonte: Yahoo Respostas



    • Etiqueta e Boas Maneiras - Comunicações

    • Celular
      O telefone celular já criou muita polêmica no terreno do comportamento. Ele veio mesmo para ficar e o melhor que se pode fazer é nos acostumarmos com a sua presença. Da mesma forma que o telefone comum, o uso do celular requer alguns cuidados quando à frente das pessoas e não deve ser utilizado de maneira indiscriminada.Deve-se ficar atento aos momentos imprescindíveis em que se deva deixa-lo ligado. No geral, evite incomodar. Isso se aplica em qualquer lugar que exija silêncio ou concentração, como em cinemas, salas de aula, bibliotecas, igrejas, templos, etc. Incomoda também em ambientes sociais como restaurantes, bares, festas e, finalmente, em situações íntimas. Interromper uma conversa com amigos em um café para fazer uma ligação. (Receber já não é tão grave. Peça licença atenda, explique que você está ocupado e desligue imediatamente). Na dúvida, a solução é desligar o celular quando possível e reduzir o seu uso. Use somente para telefonemas breves e urgentes e dê o seu número apenas para as pe
      ssoas de seu círculo mais próximo. Quando a campainha soar e você estiverem em um lugar público ou com muita gente ao redor, procure um canto mais tranqüilo para atender e conversar com calma.

      Pode
      Em Cafés, no carro parado, em salas de espera e filas de banco e aeroporto. Em casa de amigos, pedindo licença. Em casa ou no escritório

      Não pode
      Em restaurantes (à mesa). No cabeleireiro (em voz alta). No teatro, cinema, concertos. Em festas, recepções, reuniões íntimas ou de trabalho. Na piscina ou praia.

      Telefones
      • * Nos países com tecnologia avançada, o telefone ocupado tornou-se um claro sintoma de falta de educação, não importa se você esta em casa ou no escritório.
      • * Telefonemas interestaduais e interurbanos, ainda que sejam a cobrar, devem, por princípio, ser rápido, abordando diretamente o motivo da ligação.
      • * Interessante é a codificação de chamadas e recados, por exemplo, dar notícias à família: deixe tocar três vezes e desligue é porque sou eu e está tudo bem. E assim por diante. Também deve ser usada quando se estiver como hóspede na casa dos outros.
      • * Outro cuidado é respeitar os horários alheios, principalmente os do almoço e do jantar, estes horários normalmente são dedicados ao convívio familiar.
      • * Não atenda ao telefone quando estiver à mesa, sob nenhuma hipótese. A não ser em caso de doença grave ou acidente, nada justifica a indelicadeza com quem está participando de sua refeição.
      • * Não se costuma ligar para ninguém antes da nove horas da manhã e depois das dez. .
      • * Quanto ao uso das secretárias eletrônicas deixe sempre claro nas mensagens o número e nome para que não haja mal-entendidos. Do ponto de vista de quem liga, uma mensagem clara e detalhada auxilia muito e pode até determinar como a pessoa deverá agir em seguida (ligar para o escritório, ir ao seu encontro, desistir de deixar recado, pois a pessoa está viajando, etc.).

      Para uma mensagem gravada ser eficaz siga algumas regras:
      • * Procure não deixar mensagens excêntricas.
      • * Grave a mensagem em uma única língua.
      • * Mensagens bilíngües só quando forem indispensáveis, como para quem tenha parentes no exterior ou trabalhe com empresas em outro país.
      • * Se você costuma receber ligações relacionadas ao trabalho, a melhor opção é uma mensagem séria e objetiva.
      • * Deixar recados gravados merece atenção e alguns cuidados.
      • * Assim sempre que possível, lembre-se de alguns detalhes:

      O dono da secretária não tem obrigação de conhecer a sua voz. Nem todos os aparelhos informam o dia e a hora da ligação. Seja preciso e diga quando ligou. Não cometa indiscrições em seu recado.Evite deixar recados longuíssimos. Vá direto ao assunto e deixe os detalhes para narrar pessoalmente.

      Fax
      O fax hoje se tornou uma necessidade nas empresas e até mesmo nas residências. Além de ser mais objetivo que o telefone falado, o fax também documenta qualquer transação ao trazer para o papel a conversa e os acordos que antes ficavam no ar. Resista a tentação de mandar recados e bilhetes desnecessários ou inúteis. Outro problema do fax é a confiabilidade. Pequenos contratempos podem acontecer entre o envio e o recebimento. Por isso, tome algumas precauções:
      • * Mande sempre uma folha de rosto, informando quem você é, qual o seu telefone, o número do seu fax e a quantidade de páginas que estão sendo enviadas.
      • * Numere sempre as páginas para que, caso haja algum problema de recepção, você possa identificar exatamente onde está o erro e enviar apenas a correção, sem ter de mandar tudo de novo.
      • * Após o envio do documento, é bom conferir se ele foi bem recebido por telefone. Cabe a quem está enviando o fax ligar para ter a certeza de que está tudo certo, quem envia sabe como estão os originais e pode diagnosticar problemas na transmissão.
      • * Se seu fax fica ligado quanto não tem ninguém no escritório (ou em casa), certifique-se sempre de que ele tenha papel suficiente para receber mais de uma mensagem.
      • * No caso de documentos importantes, não se esqueça de mandar o original via correios ou em mãos.

      Pager
      O Pager é a evolução do bip que antigamente era um privilégio quase exclusivo dos médicos. Atualmente, ele é um dos meios de comunicação que cresce com maior velocidade nas grandes cidades. É relativamente barato, eficiente, e tem como principal característica à possibilidade de encontrar o destinatário onde quer que ele esteja a qualquer hora do dia. Permite mensagens mais pessoais sem muito constrangimento, porque pelo menos em teoria, apenas o destinatário irá ler.
      • * Ao mandar seu recado, fale pausadamente e soletre o nome do destinatário para não haver dúvida. Não se acanhe de solicitar ao operador para repetir o que você ditou.
      • * As mensagens podem sofre interferências e não chegar ao Pager do destinatário.Nem sempre é erro da operadora. Em caso de muita importância, mande duas mensagens para garantir, sempre acrescentando na segunda que está reforçando o recado.
      • * Apesar da intimidade possível via Pager, não devemos alongar demais os textos quando enviamos mensagens.
      • * Para quem possui Pager, outra dica é que a maioria dos aparelhos estão equipados com a vibração silencio sao invés do barulho.
      • * Qualquer barulho eletrônico em certos ambientes soa mal. É o caso de restaurantes, bibliotecas, cinemas, teatro, salas de concertos, etc.
      Fonte: Organizando Eventos







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